GRIFAR MODAS

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Sexo & Sexualidade


O homem, ontem e hoje, sempre se preocupou com sua sexualidade. O sexo, que antes servia apenas como um meio de reprodução, hoje é o meio de comunicação entre casais.

A sexualidade abrange muito mais do que apenas o sexo genital e as exigências na expressão e comunicação.

Tornou-se a forma mais humana de convívio entre as pessoas. Mais regras e formas de expressão foram criadas  para estabelecer os limites éticos e a nossa vida sexual.

A relação entre sexo, sexualidade e, ainda, a reprodução se mostra tanto mais estreita quanto mais se sobe na escala zoológica.

No homem, no entanto, em virtude de elementos culturais , as questões ligadas à sexualidade se libertaram  das determinações do sexo e da reprodução,  e se situaram principalmente na esfera da afetividade.


Vamos tentar definir e diferenciar o sexo da sexualidade.


O sexo é o ato sexual propriamente dito, sendo um impulso primitivo e a sexualidade é a forma de expressar o ato e a atração sexual, pois a sexualidade está sempre ligada a circunstâncias emocionais, a cultura de cada pessoa, a educação recebida, do ambiente que habita, da cultura que o cerca e de sua personalidade.

O chamado diencéfalo ou cérebro primitivo,  intervém, através do hipotálamo, no desejo, no interesse sexual e também recolhe as informações que chegam do exterior e dos hormônios, controlando-os e dando as respostas da excitação sexual, ejaculação, sensações de prazer e regulando as respostas emocionais e afetivas no comportamento sexual.

O chamado sistema límbico do nosso cérebro discrimina e seleciona os estímulos, reconhecendo os sinais de saciedade  inibindo o comportamento sexual.

SEXO

Conjunto de caracteres estruturais e funcionais segundo os quais um ser vivo se classifica como macho ou fêmea e desempenha papel específico de uma dessas condições na reprodução da espécie.

No que se refere aos aspectos psicossociais da sexualidade, desde os primeiros meses, os pais orientam o comportamento da criança para torná-lo condizente com seu respectivo sexo, fazendo com que o  menino e a menina acabem por considerar-se como tais e assim serão considerados pelos outros.

SEXUALIDADE

Modo como o ser humano responde a estímulos eróticos e obtém prazer por meio de atividade sexual com outra pessoa, em grupo ou sozinho (masturbação).

A sexualidade envolve todas as zonas erógenas do corpo, não somente os órgãos genitais, além de impulsos, desejos e fantasias associados ao sexo.

A capacidade de ter sensações eróticas está presente no ser humano desde os primeiros momentos de vida e compõe sua libido (termo que designa, na psicanálise, a energia do impulso sexual).

O comportamento sexual humano é determinado por três fatores:

Herança genética: que caracteriza biologicamente o indivíduo;
Fator social: composto por influências da sociedade (educação, família) sobre o indivíduo;
Fator psicológico: formado pelos mecanismos psíquicos inconscientes.


SEXO E PERSONALIDADE

A personalidade de cada pessoa seja introvertida (tímido) ou extrovertida, está marcada pela genética que, por sua vez determina sua resposta sexual.
Os introvertidos costumam caracterizar-se por retração do impulso sexual. Buscar satisfações solitariamente seja tocando um instrumento, colecionando obras de arte e muitas vezes a masturbação é freqüente.
A expressão das emoções costuma ser mais fácil para os extrovertidos, principalmente para os jovens. Os movimentos corporais de exibição, os atos sinuosos da corte amorosa, nas quais os jovens se aproximam e se afastam uns dos outros, constituem uma forma manifesta de excitar o parceiro e levá-lo a uma comunicação mais íntima.

Os  extrovertidos terão relações sexuais mais precocemente, mais variadas e variáveis, sua freqüência será provavelmente maior que nos introvertidos, é mais provável que pensem e queiram atos sexuais mais persistentemente que os introvertidos e têm, em geral, uma sexualidade mais "poderosa".


O extrovertido excita-se sexualmente com mais facilidade, temem pouco as relações sexuais,  e têm pouca dificuldade na expressão de fortes sentimentos sexuais.O comportamento extrovertido se adapta e é mais apropriado para a juventude.

Com o passar da idade e com o amadurecimento sexual, as diferenças sexuais entre os intro e extrovertidos desaparecem e o desempenho e a satisfação sexual podem ser muito bons, dependendo da cabeça aberta do homem e da mulher, para possíveis mudanças sexuais, sempre para melhor, e como resultado ter uma vida mais prazerosa e feliz.

Um comentário:

  1. "Sexo virou brincadeira, abraço é desculpa pra se aproveitar. Beijar na boca virou disputa. Alianças vão parar no bolso. Elogiar é chamar de gostosa. Namoro é brega. Amor é perda de tempo. É, cada vez mais o ser humano se perde em coisas tão simples, e transformam o que deveria ser puro e bonito, em algo sujo, feio, sem graça e sem valor algum." Diana Roberto

    ResponderExcluir